8 de junho de 2010


Copa do Mundo de A a Z

Olha o que achei vasculhando na net, uma lista de A a Z de personalidades e curiosidades das Copas que já aconteceram. Achei interessantissimo.
Para quem gosta de futebol, e quer saber mais um pouquinho desse Campeonato Mundial que deixa todo mundo ligado, estressado, rouco, sensivel, briguento, fanático, zoeiro, alegre ou desiludido...leia o texto abaixo:

A - Ademir Menezes maior goleador do Brasil em uma só Copa 9 gols em 1950. Alain Girese baixinho bom de bola da França em 1982 e 1986 levou sua seleção ao 4º e 3º lugares nesses mundiais. Alf Ramsey manager do English Team em 1966 impdiu que seus jogadores trocassem de camisas com os argentinos ao qual se referiu como animais. Arnaldo Cezar Coelho primeiro brasileiro a apitar uma final de Copa foi em 1982 na Espanha.




B Beckenbauer, Bonhof, Breitner, Brehme, Buchwald e Berthold todos campeões com a Alemanha em 1974 e 1990 é o B de Bundesliga forte. Baresi o maior libero da Itália campeão na reserva em 1982 e vice em campo em 1994. Boniek o polonês voador em 1978/1982 e 1986, Batista defensor uruguaio entrou para a história dos mundiais por ser o atleta a ter a expulsão mais rápida das Copas em 1986 contra a Escócia aos 56 segundos de partida. Bobby Charlton ao lado do irmão Jack vencem a Copa em casa e orgulho para a familia.



C - Capitão em 1958 Bellini poderia ser o unico capital a erguer por duas vezes consecutivas a Taça Jules Rimet, porém em 1962 foi reserva de Mario Ramos de Oliveira, Maradona em 1986 levantou a Copa Fifa o gesto quase se repetiu em 1990. Cubillas peruano bom de bola esteve no mundial do México em 70 e na Argentina em 1978 seu gol de falta contra a Escócia no seu segundo mundial foi a pura demonstração de sua arte e categoria de um dos maiores futebolista do América do Sul, Camarões encantou o mundo em 1990, nos mundiais seguintes 1994,1998 e 2002 não passou da 1ª fase veremos agora liderados por Eto´o, Cruyjff o genial holandês desistiu da Copa de 1978 por questões politicas e deixou não só os laranjas orfãos de sua genialidade e a Holando foi vice novamente.



D - Donovan é a estrela maior dos EUA no Soccer vai para o seu terceiro mundial e sonha alto, Danilo Alvim O Princípe e Didi o Princípe Etíope são ainda dois nomes de peso do nosso futebol, Dassajev sucessor de Yashin o Aranha Negra era também um paredão ou melhor uma cortina de ferro no gol da URSS em 1982, 1986 e 1990, em 1986 a Dinamáquina engrenou rapido mais contra a Espanha voltou a ser Dinamarca.



E Escócia:oito mundiais disputados e nunca passou da primeira fase, Espanha La Furia só causou temor em 1934 por ter Zamora no gol e em 1950 com o ficou em 4º lugar, Eusébio O Pantera Negra mostrou suas garras em 1966, bom futebol e fome voraz de gols, Eric Cantona um dos bons da França mais sem disputar uma Copa Le Bleus ficou fora em 1990 e 1994. Erik Nilsson sueco jogou as copas do pré e pos guerra em 1938 e 1950.



F - França deu esperança para um sonho em 1950 terminou despertando o nosso maior pesadelo, França se libertou do espirito do quase chega lá em 1998 o pesadelo virou sonho e realidade. Forza Azzurra esse slogan deu moral aos italianos em 1982. Ferenc Puskas, o Major Galopante, perdeu a guerra em apenas uma batalha em 1954. Fontaine, 13 gols em uma unica Copa 1958, na Suécia, um record que será dificil de ser batido.



G - Garrincha ,o Anjo de Pernas Tortas, o Charles Chaplin dos gramados, fez jogões pelo mundo afora. Gighia um gol que causou dor e sofrimento em um país inteiro até hoje, Gordon Banks eternizado por Pelé em 1970 em sua lendária defesa. Gerson, o Canhotinha de Ouro, passes milimetricos, precisão e dom no bater na bola. Grécia em segundo mundial tentando se firmar no Olimpo do Futebol; Gascoine desespero e frustação tudo por uma cartão amarelo em 1990.



H Holanda e Hungria duas belas seleções mais nunca venceram dois vices marcantes. Higuita folclorico, pandego, circense e uma falha que valeu a eliminação do bom time colombiano em 1990. Hagi, romeno espetacular, gols de alta categoria e chute de precisão calibrada. Hurst campeão pelo English Team em 1966 e maior goleador em uma final de Copa fez três na final contra a Alemanha inclusive aquele!



IItália pode se igualar ao Brasil em títulos. Iugoslávia de cara nova pela primeira vez de volta as origens. Sérvia agora totalmente só, Ibrahimovic ausênsia lamentada.



JJairzinho, o Furacão varreu o México de 31/05/70 a 21/06/70 literalmente e em todos os seis jogos com 7 gols. Jamaica uma epopéia unica talvez em 1998 sob a batuta de um brasileiro, Renê Simões. Jules Rimet um idealizador uma taça uma conquista para sempre uma eternizada num gesto de um capitão.



K - Kocsis com 11 gols na Copa de 1954 é o segundo maior goleador em uma edição de mundial o atacante húngaro era o segundo no comando no time de Puskas. Kempes depois de atuação apagada em 1974 na Alemanha e uma desconfiaça no inicio em 1978, ele comandou a Argentina em 1978 na fase final contra a Polônia com seus gols raça e vontade de vencer levaram o atacante a artilharia da competição e o título com uma atuação soberba. Klinsmann, o atacante alemão era um azougue em campo, forte, veloz e uma impulsão magistral três copas um título e gols. Kaká maior nome da seleção de Dunga.



L Leônidas da Silva o nosso primeiro grande craque,O Diamante Negro, virou nome de chocolate, encantou os franceses em 1938 com gols acrobáticos. Até então, Lineker o cavalheiro dos gramados, goleador de 1986, cordial, jamais recebeu cartão amarelo ou foi expulso na carreira. Lato, o polonês, com cara de padre era um capetinha dentro de campo. Lucien Laurent teve a honra de fazer o primeiro gol de uma Copa em 1930 na vitória da França sobre o México.



M - Maradona! Heroi, Vilão! ou simplesmente Gênio? Genial na Argentina ou no Napoli azul celeste é seu manto celestial, Mundial da Inglaterra em 1966 gol inglês questionado até hoje na prorrogação. Madjer celebral meia argelino em 1982 arrasou contra a Alemanha inspiração para outro conterrâneo dezesseis anos depois. Matthaus cinco mundiais, gols, liderança e um título em 1990.



NNilton Santos, A Enciclopedia do Futebol, sabia tudo dentro das quatro linhas heroico em 1958/1962.Nova Zelândia o país do rugby tenta ser a o país do futebol. Neeskens outro ás do carrosel holandês um dos gols da Laranja Mecânica contra o Brasil foi dele.



O - Obdulio Varela El ,Gran Capítan, um dos herois mais festejados em 1950, sua raça e vibração calaram as vozes de mais de 200 mil pessoas no Maracanã. Owairan o arabe fez um gol misto de Pelé e Maradona contra a Belgica e levou a Arabia Saudita a fase oitava de final em sua primeira participação, Oleg Salenko dois jogos seis gols e a artilharia da Copa dos EUA em 1994. Oliveirá brasileiro nascido no Maranhão naturalizou-se belga e jogou a Copa de 1998 fez sucesso também na Fiorentina.



P - Pelé, O Rei do Futebol, unico jogador a vencer três Copas o maior de todos os tempos o atleta do século gols espetaculares e jogadas criadas somente pela Divindade Maior dos Estádios e para sempre eternizada. Platini, fantástico jogador francês só faltou vencer um mundial pela França chegou perto em 1982 e 1986. Paolo Rossi Il Bambino entrou para a galeria de jogadores odiados pela torcida brasileira, depois de eliminar o Brasil em 1982 com três gols. Politica usada para se promover no futebol vem desde dos tempos antigos, no segundo mundial em 1934 na Itália Il. Duce Benito Mussolinni esteve presente em todos os jogos e fez coro forçado para a Itália vencer, a Copa de 1966, na Inglaterra também teve conotação politica a presença real na final pode ter tido efeito na decisão do polêmico terceiro gol inglês, na Copa da Argentina.Nessa foi maior as suspeitas comprovadas anos depois.



QQuiroga, goleiro argentino naturalizado peruano protagonista principal da famosa entrega do jogo contra a Argentina na Copa de 1978 goleada portenha por 6 a 0. Quirarte zagueiro mexicano vilão pela eliminação por Honduras nas eliminatórias de 82, em 86 o zagueiro que fez o México chorar se orgulhou de seu grande capitão pelas atuações em 1986.



R - Rivelino La Patada Atômica, Romário O Baixinho, Ronaldo Fenomeno, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho nos R famosos o Brasil já é hexa, e ai Ramires pode ser mais um R depois da Copa 2010. Resenbrink holandês que marcou o milésimo gol em Copas do Mundo, Rasundastadion palco da final da Copa de 1958. Roger Milla camaronês que fez sucesso na Copa de 1990 em 1994 tornou-se o mais velho jogador a jogar um mundial e marcar um gol.



S - Sarriá estádio que foi palco da nossa segunda maior tragédia em Mundiais da Fifa em 1982 derrota para a Itália, Seleções Hungara em 1954. Seleção Holandesa em 1974 e Seleção Brasileira de 82 encantaram com futebol show e não levaram a Copa.Sepp Maier maior goleiro da Alemanha em todas as Copas. Senegal! Uma seleção, uma zebra, uma surpresa uma sensação primeira e unica Copa e empolgou. Socrates O Doutor brilho em 1982 e sem empolgação em 1986.



TTunisia primeira seleção africana a vencer um jogo em Copas foi em 1978 contra o México, Tejeras; Eusébio Tejera campeão mundial em 1950 era sobrinho de Domingos Tejera campeão pela celeste em 1930. Thuram zagueiro direito francês heroi das semifinais de 1998 ao marcar dois gols da França contra a Croácia. Toninho Cerezo apoiador brasileiro culpado até por ter errado o passe em que Rossi marcou o segundo gol da Itália em 82. Tchecoslováquia vice campeã mundial em 1934/1962 teve bons time e jogadores habilidosos país dividido desde os anos 90, Tcheco para cá e Eslováquia para o outro.



U - Uruguai, país realizador da primeira Copa do Mundo. URSS extinta desde os anos 90 nunca se afirmou como força no futebol mundial, apenas um quarto lugar em 1966. Uwe Seller gordinho e calvo um dos grandes nomes do futebol germânico esteve em quatro mundiais 58/62/66 e 70. Ubaldo Fillol parecia pequeno mais era um gigante debaixo dos três paus um dos heroi de 1978 salvou a Argentina em várias partidas.



V - Vavá, O Peito de Aço, goleador de força fisica e rompedor campeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962 é o unico jogador a marcar gols em duas finais de Copas seguidas 2 na Suécia e 1 na Tchecoslovaquia. Venezuela única nação da América do Sul que nunca se classificou para uma Copa. Van Basten grande atacante da Holanda um dos maiores que vi jogar técnico, elegante da arte de fazer gols, jogou apenas em 1990 e poucos minutos apenas vinha de contusão.



X - Xavi meia do Barcelona uma das esperanças da Espanha em 2010 joga muito.


W - Whiteside jogador mais jovem a disputar uma Copa em 1982 pela Irlanda do Norte aos 17 anos e 41 dias. Waldemar de Brito ex-jogador do Brasil na Copa de 1934 foi o descobridor de Pelé. West zagueiro nigeriano na Copa de 1998 famoso por seu peteado pois pelo futebol! era meio tosco.



Z Zamora um baita goleiro da epóca um mito uma lenda um troféu, arqueiro espanhol é nome do prêmio oferecido aos melhores de La Liga; Zenga goleiro italiano recordista de jogos sem sofrer gols em 1990 somente na semifinal contra a Argentina ele perdeu o selinho. Zizinho,o Mestre Ziza, grande maestro dos anos 40 e 50 no nosso futebol craque que inspirou o Rei Pelé pena não ter vencido o mundial de 1950; Zico estrela maior do Flamengo taxado de ser jogador de Maracanã por nunca ter vencido uma Copa pelo Brasil na eliminação para a França 86 perdeu penalti e ai caiu no conceito dos torcedores amarelinhos. Zubizarreta recordista de jogos pela Espanha foram quatro mundiais no último em 1998 um frangaço na estreia diante a Nigéria causou a eliminação precoce da Fúria. Zidane maior idolo da França responsavel direto pela grande conquista de 1998, clássico inteligente Zizou brilhou por onde passou contra o Brasil parecia que tinha o prazer de estragar a festa superou Platini concerteza.



Y - Yashin seu primeiro nome Lev significa leão, porém ficou conhecido como o Aranha Negra por seu uniforme todo negro e a agilidade de um aracnideo debaixo das traves é considerado o maior goleiro do mundo por alguns; Youri Djorkaeff meia francês campeão do mundo em 1998, habilidoso e de passes precisos fez sucesso na Internazionale com Ronaldo em 98 seu pai Jean defendeu a França em 1966.



Fontes: Textos Galdino Silva

** Tentei corrigir algumas coisas no texto, em alguns momentos não existe pontuação. Mas cansei...se encontrar, não repare não.
1

1 comentários:

D A V I disse...

Querida DANILA,
Seus comentários sobre a SELEÇÃO e o futebol da Copa do Mundo me encheram os olhos. Sempre soube que lugar de mulher é na COPA e não na cozinha. Obrigado por visitar e comentar no DAVINIANAS. Sua presença por lá me alegra! Beijos!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...